UERN divulga edital do PSVI em Língua Brasileira de Sinais e em áudio

por Bruno Soares

Inclusão é uma das características mais marcantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A Instituição disponibilizou, na semana passada, o edital do Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) 2020 em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e em forma de áudio para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência visual. A medida atende uma recomendação do Ministério Público e é mais um avanço na política de inclusão.

Para a Profª. Dra. Ana Lúcia Aguiar, titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), a interpretação do documento em Libras é uma necessidade pela quebra de barreira comunicacional.

“É necessário que todas as pessoas tenham o direito pleno e efetivo a ver, ouvir, ler, a entender, a ter garantida a compreensão na sua língua de todos os indicativos e orientações de um edital. É preciso que tenhamos essa condição de consciência social para não permitirmos barreiras comunicacionais”, destacou a professora.

Participaram da produção do material audiovisual a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG), a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) e a UERN TV.

O vídeo, com pouco mais de uma hora de duração, está disponível AQUI.

O Edital do PSVI 2020 pode ser acessado AQUI.

Mais Posts