Sucos Detox: Para que serve? Quais os reais benefícios?

por Marina Castro - Nutricionista – CRN 21432/P

Ao longo do dia somos expostos a inúmeras toxinas como agrotóxicos, medicamentos, poluição, conservantes de alimentos, fora as produzidas naturalmente pelo nosso corpo, geralmente em consequência do estilo de vida, como sedentarismo e poucas horas de sono. Com a correria do dia-a-dia, as pessoas não têm mais tempo para comer bem, ou pelo menos, não colocam isso como prioridade em suas vidas. E isso, somado aos outros fatores já citados, contribui para o aumento das toxinas presentes no nosso organismo.

O Suco Detox é produzido através de alimentos naturais, ricos em fibras, vitaminas e minerais. O nome “Detox” vêm, de desintoxicação. A ideia é auxiliar o fígado (órgão mais importante no processo de limpeza do organismo) a eliminar as toxinas, transformando-as em substâncias que serão excretadas pela urina, fezes e bile. Ao promover essa limpeza o processo de diurese e emagrecimento será facilitado.

Quais os benefícios?

O consumo regular do Suco Detox pode trazer vários benefícios, pois o mesmo age como diurético reduzindo o inchaço e a celulite. Melhora o sistema digestivo, devido à grande quantidade de fibras. É antioxidante, previne o envelhecimento precoce da pele. Melhora o sono e a memória, estimula o funcionamento do sistema imunológico e aumenta a disposição. Também pode haver melhora em sintomas como enxaqueca e mudanças repentinas de humor. Mas tudo irá depender dos ingredientes utilizados na preparação.

O Suco Detox emagrece?

O suco auxilia no processo de emagrecimento. Sozinho ele não fará milagres. É necessário a pratica de atividade física, como também, manter uma dieta equilibrada. O suco apresenta uma grande quantidade de fibras, consumido sem coar, aumenta a saciedade e diminui o consumo de alimentos.

Quais as contraindicações?

Para pessoas com hipotireoidismo o consumo do Suco Detox verde deve ser feito com moderação, pois folhas verde-escuras podem interferir no funcionamento da tireoide. Da mesma forma, pessoas que fazem uso de anticoagulantes, pois as folhas são ricas em vitamina K, que é um coagulante natural.

Não deixem para recorrer aos Sucos Detox após períodos de festa ou eventos, ou quando estiverem desesperados para emagrecer de forma imediata. Lembre-se, o emagrecimento é consequência da desintoxicação, não o contrário. O que não faltam são receitas disponíveis de Suco Detox, cada uma, com ingredientes e benefícios diferentes. Mas não esqueça, prepare-os com alimentos naturais e orgânicos, afinal, você quer eliminar toxinas, não as consumir.

Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

Mais Posts