Rede Potiguar de Bibliotecas cadastra espaços de leitura de Mossoró e região

por Alice Lima - jornalista

A Rede Potiguar de Bibliotecas, iniciativa do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Instituto C&A, que tem o objetivo de envolver todos os espaços de leitura do Rio Grande do Norte, busca realizar os cadastros das bibliotecas de Mossoró, considerada a capital cultural do Estado, e, também, de toda região. Até o momento, entre as 52 bibliotecas ou espaços cadastrados, nenhuma é da segunda maior cidade do RN.

Por isso e por todo histórico cultural, Mossoró foi escolhida como a primeira cidade para a ação concentrada. “Contamos com a comunidade no incentivo ao cadastramento. Pedimos que alunos e professores procurem os responsáveis pelas bibliotecas de suas escolas e falem sobre a Rede, assim como moradores de bairros, que podem procurar as bibliotecas comunitárias e assim por diante. Dessa maneira, vamos crescer no fomento à leitura e ações de acesso ao livro para fazer do RN um estado leitor”, explica Evania Oliveira, diretora do IDE.

Por meio do site www.bibliotecasdorn.com.br, a Rede tem mapeado as bibliotecas do RN: escolares (privadas e públicas), comunitárias, universitárias (públicas e privadas), itinerantes, entre outras. Os próximos passos são realizações de ações literárias interligadas, como concursos, palestras e grupos de leitura. Além disso, a Rede permite que a população exerça o controle social, pois passa a ter acesso às informações das bibliotecas, às condições dos acervos, estruturas, número de espaços e, assim, pode cobrar das escolas, bairros, município e Estado.

Como fazer o cadastro na Rede

Fazer o cadastro é simples! Basta acessar o site www.bibliotecasdorn.com.br, clicar na opção CADASTRO (exposta no canto direito do menu) e preencher os dados, como nome do espaço, acervo, serviços, endereço e, se possível, anexar uma foto do lugar. Desse modo, automaticamente, o espaço já estará disponível e exposto na Rede Potiguar de Bibliotecas.

Mais Posts