Professores lançam projeto de combate às fake news nas escolas

por Bruno Barreto

Estudantes das escolas estaduais Lavoisier Maia e Cônego Estevão Dantas, em Mossoró, participarão de um projeto escolar de combate à difusão e proliferação de notícias falsas (fake news). O projeto “É fake? Tô fora” será lançado nesta quarta-feira, às 14h, no auditório do Sesc Mossoró. A entrada é franca.

A coordenação da atividade é da professora da rede estadual de ensino Stella Sâmia, junto com o jornalista e professor do curso de Jornalismo da UERN, Esdras Marchezan. O projeto consiste na realização de oito encontros, com palestras e oficinas, com turmas do 9° ano das duas escolas, sobre temas relacionados ao combate às fake news e o papel cidadão da Comunicação.

“A ideia nasceu junto com meu projeto de dissertação, no qual estou trabalhando a questão do letramento midiático na escola. Daí nasceu a vontade de tornar este trabalho uma ação maior”, explica Stella, que está concluindo o Mestrado Profissional em Letras, na UERN.

Na execução do projeto, a professora contará com o apoio de estudantes do curso de Jornalismo da UERN, coordenados pelo professor Esdras Marchezan. Os alunos fazem parte do Laboratório de Narrativas Hipermídia (HiperLAB/UERN), projeto de extensão do curso.

“A intenção é contribuir com a formação de um leitor crítico, capaz de identificar fake news, e ético, que tenha a consciência de não propagar inverdades”, comenta Stella.

O projeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), UERN e Sesc Mossoró.

Mais Posts