Perigo! Fantasia de sereia pode causar afogamento e morte

por Mães Brasileiras

Depoimento de um médico: “Ontem, num dos hospitais em que trabalho, uma garota foi para a UTI pediátrica por ter sofrido afogamento em piscina por este uso inapropriado e inadvertido! A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta sobre o risco desta brincadeira inconsequente que está se espalhando entre as meninas: nadar com fantasias de sereia.

Esta moda, relativamente nova, aumenta em muito o risco de afogamento. O uso dessas nadadeiras especiais – que imitam o formato de uma cauda desse ser mitológico – pode representar sério risco, principalmente para as crianças. As roupas aquáticas com nadadeiras são vendidas em poucas lojas no Brasil, não são baratas e não têm certificação do Inmetro.

O instituto diz que o produto pode provocar afogamentos, porque limita os movimentos das crianças dentro da água, podendo levar ao afogamento e, inclusive, com óbito. O instituto monitorou e fez estudo com produtos.

Além disso, o acessório compromete o equilíbrio, dificultando inclusive de a pessoa ficar de pé, levando ao afogamento de forma silenciosa, até em piscinas rasas, mesmo para nadadores experientes. O Inmetro ressalta que no ambiente de piscina as pessoas tendem a relaxar e não ficar tão atentas, mas que, quando as crianças estão na água, a observação de um adulto é imprescindível, já que todo cuidado ainda é pouco! As roupas também estão na mira da Aliança Piscina Mais Segura – um grupo formado por especialistas.

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático já emitiu alertas na internet e divulgou vídeo publicado em rede social que mostra criança vestida de sereia se afogando quando brincava em uma piscina e que, por sorte, foi salva por uma mulher. 17 brasileiros perdem a vida todos os dias por afogamento, que é a 2° maior causa de morte de crianças de 1 a 9 anos e a 3° maior entre 10 e 14 anos de idade no Brasil, sobretudo no verão. Não permitam que um momento de lazer, diversão e descontração, principalmente nas férias, vire motivo de tragédia pessoal e consciência pesada pro resto de uma vida…

Matéria sobre o assunto: Nadar com fantasia de sereia pode representar risco de afogamento.

Mais Posts