Os cuidados com a nossa água engarrafa de todos os dias

Até um passado bem recente, dispor de um bebedouro em casa e consumir água mineral era uma coisa de luxo. Não era para qualquer um. Mas a modernidade veio, as fontes de água mineral se multiplicaram, as condições melhoraram e o setor passou por um boom de crescimento. Outro fator que ajudou nessa expansão foi o rótulo de que a água encanada era pesada demais para beber com gosto de cloro e outros problemas, embora a Companhia de Águas e Esgotos do RN garanta que a água abastecida é potável, mas isso é uma outra história.

Nos últimos 20 anos, a água mineral passou a ser um ítem obrigatório no orçamento das famílias. É algo primordial, assim como o alimento. No entanto, a maioria das pessoas desconhece os cuidados na hora de comprar e consumir essa água que chamamos de mineral. Esse assunto foi abordado pelo bioquímico George Darlos, que esclareceu pontos importantes ignorados pela imensa maioria dos consumidores.

O primeiro ponto foi mostrar a diferença entre água mineral e purificada. A primeira sai direto da fonte, ou seja, não recebe uma purificação de sais como a água purificada passa. Segundo ponto, água tem validade. É curioso, mas é verdade. Água engarrafada tem validade e os consumidores devem ficar atentos a estes prazos nos rótulos. Água vencida é um perigo para a saúde.

Terceiro ponto: não armazene seus garrafões em locais de intensa luminosidade e muito menos deixem os mesmos expostos ao sol. Por mais esterilizados e lacrados que os garrafões estejam na sua parte interna, a luz solar e outras luzes provocam o surgimento de agentes indesejados como o lodo, por exemplo. E sempre lave o garrafão com água e sabão, caso não tenha limpe com álcool.

O quarto ponto destacado na entrevista foi a forma correta de se colocar o garrafão no bebedouro, o famoso gelágua. A recomendação é lavar o vasilhame, principalmente na região onde sai água e utilizar álcool 70%. Outra orientação: remova todo o lacre e a tampa de plástico que fica na boca do garrafão. Embora alguns bebedouros já tenham furadores próprios, vale esta dica de remover tudo por questão de higiene.

E pra encerrar, toda vez agora que for comprar água mineral no RN verifique se o recipiente tem o selo de inspeção estadual, que agora é obrigatório.

Seguindo essas recomendações você pode garantir mais saúde e bem estar. E não se esqueça, água é vida. Então, beba muita água, seu corpo agradece.

 por Carlos Adams – da redação

Mais Posts