O que fazer na hora da birra?

por Psicotiaju

Hoje em dia temos a tendência a “psicologizar tudo”, interpretando o mínimo possível do comportamento desviante das crianças – já pensamos em colocar logo limites, regras, punições… não é? Precisamos agir com nossos filhos de forma preventiva.

Como?

Prestem atenção nisso: um supermercado, uma festa, um shopping, restaurante saturam rapidamente as capacidades cognitivas de uma criança, sabiam? Por isso esses cenários muitas vezes estão presentes nas queixas dos pais com relação ao mal comportamento dos pequenos. Há muitas cores, pessoas, sons, objetos, e quem sabe até a inatividade, quando a criança é obrigada, além de tudo, a “ficar quietinha(o)”. O excesso de estímulos ou a falta de movimento nesses ambientes, inundam o cérebro e o corpo dos pequenos de estresse.

O sistema nervoso da criança, sobrecarregado, desencadeia uma reação comportamental e emocional de descarga das tensões acumuladas. Você pede para a criança se acalmar, mas a crise é a sua maneira para isso. É comum verificar que logo depois da crise, a criança está mais tranquila, calma… para a surpresa dos pais, que interpretam a cena como um teatro de criança mimada.

Então como fazê-la se acalmar?

  • Quando seu filho(a) entrar em crise (chora, grita, se joga no chão) o/a retire do “palco” – da cena, leve para um lugar mais tranquilo, o mais adequado é contê-la/o, segurar os braços dela/e e conter no abraço de costas para você evitar levar chutes e tapas.
  • Abrace FIRME com carinho para fazer a criança se sentir tranquila, protegida… Solte só quando parar – diga isso a ela em voz branda. Isso desencadeará a liberação de oxitocina, hormônio que ajudará a acalmar e desenvolver as vias de comunicação neuronais que auxiliarão a gerir suas emoções.

☝Ao chegar nesses ambientes ofereça tarefas à criança, negocie o que deseja fazer. Isso a ajudará a concentrar sua atenção. O cérebro vai secretar dopamina, o hormônio da motivação, da ação voluntária, que diminui o estresse e inibe os sistemas do medo e raiva:

(ex. Quero que você me mostre tudo que tem a cor vermelha enquanto estamos passeando, tudo bem?;

Preciso comprar tomates, pega para nós, me ajuda?;

Também certifique-se de que não sejam necessidades fisiológicas ou algum mal estar antes de pensar que é apenas birra;

Etc.)

Use a criatividade!!!

Mais Posts