Não adoce o suco do seu filho!!!
por Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P
Crianças pequenas NÃO DEVEM TER CONTATO COM AÇÚCAR, especialmente nos primeiros 2 anos de vida! Isso porque já está mais que comprovado, cientificamente, que os primeiros mil dias de vida (da gestação aos 2 anos) são cruciais para a saúde do indivíduo com repercussões por TODA A VIDA!
“Mas é só um pouquinho de sorvete” … Não! Ele não precisa. E razões para isso não faltam:
* Açúcar branco é caloria vazia, não tem nenhum nutriente importante para o organismo.
* Quando em excesso, aumenta muito a chance de obesidade, diabetes, câncer e várias outras doenças.
* Entre 1 ano e meio e 3 anos o apetite dos pequenos diminui e eles entram numa fase chamada “mini-adolescência”. Muitos “param de comer” ou tornam-se seletivos. Aqueles acostumados a comer açúcar, certamente, enfrentarão muito mais dificuldades nessa fase e a família sofrerá mais.
* Quanto mais oferecermos os alimentos adoçados artificialmente, mais a criança vai preferir esse tipo de alimento e mais difícil será introduzir outros sabores.
* O açúcar mascara o sabor original do alimento e a criança tende a recusá-lo quando oferecido da forma natural.
Lembre-se: A criança está conhecendo tudo. Ele vai aprender o que VOCÊ ensinar!
A necessidade de comer alimentos doces é do ADULTO. Ele não sabe que um suco tem que ter açúcar, não sabe que uma fruta pode parecer “melhor” com achocolatado. O carboidrato que ele precisa para ter energia já está presente nas frutas e na comida em quantidades suficientes. Se adicionamos açúcar, começamos a vida dele com excessos, e, no futuro, poderemos nos arrepender!
O futuro alimentar do seu filho depende única e exclusivamente de você. Com o tempo, de forma natural ele vai conhecer alimentos industrializados e adoçados, na escola, por exemplo. Mas isso não será um hábito na vida dele. Quantas coisas você não come hoje e diz que “não era costume na minha casa”?
Pense nisso!
Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P