Janeiro branco: Reflexões e cuidados para o ano todo

Desde 2014, durante o mês de janeiro, tem sido desenvolvida a Campanha Janeiro Branco. O mês está acabando, mas o objetivo da campanha, o de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental e emocional, deve ser lembrada o ano inteiro porquê isso justifica-se como uma importante ação preventiva em relação a graves questões da sociedade contemporânea.

Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo – segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) -, a Campanha Janeiro Branco se torna uma reflexão e um ponto de partida fundamental para ações e prevenções durante todo o ano e toda a vida.

“Saúde Mental” engloba tanto a ausência de transtornos mentais como a Depressão, a Ansiedade Generalizada, a Esquizofrenia ou a Bipolaridade, como, também, a capacidade de o indivíduo reagir, equilibrada e adequadamente, às circunstâncias e condições da vida, como a pressão no trabalho, os desencontros amorosos, as cobranças da sociedade, as oportunidades da infância, as responsabilidades da vida adulta, as questões da senilidade etc.

Além da representatividade reflexiva do primeiro mês do ano, a campanha utiliza a cor branca como representação do quadro em branco, ou do papel em branco, no qual se escreve ou se desenha uma nova história de vida e, especificamente, da saúde mental.

Mais Posts