Estreia da sessão Equilíbrio Alimentar

Olá pessoas!

Meu nome é Marina Castro, sou formada em Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, obtendo o título de bacharel, com área específica de conhecimento na Nutrição Experimental, que tecnicamente é onde diferentes tipos e composições de dietas são testadas em diferentes modelos animais que constituem um “meio biológico”. É por meio dessas pesquisa que vêm sendo feitos importantes avanços científicos na área da nutrição.
E a partir de agora estarei por aqui semanalmente, falando um pouco sobre nutrição e saúde para vocês.

Muitas das pesquisas feitas com alimentos resultam em divulgação errônea de seus resultados. O terrorismo nutricional é consequência de uma guerra de mocinhos e vilões na alimentação. Inúmeras restrições alimentares e soluções mágicas para perda de peso rápida surgem toda semana na mídia, e percebemos que a grande dificuldade da população vem sendo filtrar e interpretar essas informações.

Óleo de coco, chia, linhaça, suco detox, dietas sem glúten e sem lactose e muito outros vem sendo colocados com salvadores da pátria, levando assim a população evitar cada vez mais alguns grupos alimentares.

Precisamos começar a desconstruir essa ideia que temos de alimento “bom” e alimento “ruim”, ela não existe. O que existe são alimentos que em sua composição apresentam mais nutrientes e benefícios do que outros.

Então, vamos esquecer a clássica pergunta do que engorda ou não, o que pode ou não, ok?

Considerando sempre que ninguém come apenas por um ato biológico, e que comida também é prazer e um hábito social. Tudo engorda e nada engorda, o segredo está no equilíbrio. E esse, se dá a partir de hábitos construídos diariamente.

Um alimento sozinho jamais terá o poder de mudar toda a sua vida e saúde, temos que procurar priorizar sempre, não só a quantidade, mas também a qualidade da refeição. Comer é realmente maravilhoso, mas comer bem é essencial para comermos sempre.

 

  Marina de Oliveira Castro e Souza – Nutricionista – CRN 21432/P

Mais Posts