Diocese de Mossoró prepara bonita festa para acolher Dom Francisco de Sales

por Valéria Bulcão

Um mês para a grande festa de acolhida do novo bispo da Diocese de Mossoró. A missa de posse canônica de Dom Francisco de Sales Alencar será dia 17 de fevereiro, às 17h, no adro da Catedral de Santa Luzia, em Mossoró-RN.

Para organizar a posse do novo pastor, a Diocese de Mossoró designou o Colégio de Consultores formado por padres e leigos, que tem se reunido sistematicamente para organizar esse momento especial na vida da Igreja Particular de Mossoró.

“Estamos vivenciando diversas etapas preparatórias para a posse. O Colégio de Consultores definiu as comissões, cada uma delas coordenada por um padre, para que tudo ocorra conforme o planejado. Temos, por exemplo, uma equipe exclusiva de acolhida, para recepcionar as caravanas que virão das diversas paróquias do interior”, pontuou Padre Flávio Augusto, pároco da Catedral.

Dom Francisco foi nomeado bispo da Diocese de Mossoró pelo Papa Francisco no dia 18 de novembro de 2023, em razão do pedido de renúncia, por idade, apresentado por Dom Mariano Manzana ao governo pastoral da Diocese de Mossoró. O novo bispo vem da Diocese de Cajazeiras (Paraíba) e atualmente é o presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Biografia de Dom Francisco de Sales

Dom Francisco de Sales nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina, em Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas no dia 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de Novembro de 1995. Ele completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda (PE), e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.

Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco. Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

Foi nomeado pelo Papa Francisco em junho de 2016 como bispo de Cajazeiras, município do sertão paraibano. E em abril de 2023, foi eleito durante a 60ª AG CNBB, como presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, para o quadriênio de 2023 a 2027. Na gestão anterior, dom Francisco exercia a função de secretário.

Mais Posts