Suplementação: quem realmente precisa?

por Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

É geralmente assim que funciona: o aluno se escreve na academia, descobre o quanto a alimentação é importante para conseguir bons resultados e logo começa as pesquisar sobre preços e marcas de suplementos. O objetivo é o de sempre, resultado rápido. Mas será mesmo que é preciso tomar suplementos? Muita gente acredita que sim, e o pior, tem quem aposte, que sem eles, é impossível conseguir algum resultado, principalmente quando falamos de hipertrofia muscular (ganho de massa magra).

Mas o que são suplementos alimentares?

Substâncias químicas produzidas para fornecer doses de vitaminas, minerais ou quaisquer outro nutriente de forma COMPLEMENTAR em uma dieta. Ou seja, você só precisará consumi-los, se por algum motivo não obtiver todos os nutrientes necessários através apenas da alimentação.

Que motivos são esses?

Alimentação inadequada e/ou dificuldade comprovada na absorção de algum nutriente.

Quando falamos de ganho de massa magra, os suplementos mais consumidos são os de proteínas. Porém, assim como os demais, eles também só precisam ser consumidos, se a alimentação sozinha não for suficiente.

Então já respondendo o que seria sua próxima pergunta, não, o consumo de suplementos não é obrigatório para quem quer ganhar massa muscular!! Ele é apenas uma das opções disponíveis. A outra é ter uma alimentação equilibrada. Tomar suplemento não vai trazer para você resultados diferentes daqueles que comer um filé de peito de frango traria.

Então, por que tanta gente toma?

Para construção muscular seu corpo precisa de uma quantidade x de proteínas, e muitas vezes a correria do dia-a-dia ou até mesmo a falta de disposição para consumir alguns alimentos, fazem com que algumas pessoas se encaixem nos motivos acima citados. Como também muita gente opta pela questão da praticidade.

Quem pode tomar?

Todo mundo, desde que realmente precise. O consumo de um bom suplemento de proteínas não é vetado em NENHUMA fase da vida.

ATENÇÃO!

Tomar suplementos ou não é algo que você não pode decidir sozinho. Procure um profissional, ele irá te orientar sobre as suas reais necessidades. Comer comida continua sendo a melhor opção.

Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

Mais Posts