Qualidade de vida e amizades: os benefícios que os amigos podem trazer

Seja no dia 30 de julho ou no primeiro domingo de agosto, a amizade é sempre um motivo de celebração. Por ser uma das relações mais cultivadas na sociedade, existem diversas datas ao longo do ano em que podemos desejar um “Feliz Dia do Amigo”. Aqui no Brasil, isso é comumente feito em 20 de julho, assim como na Argentina e no Chile. Mas o que importa mesmo é que a amizade é uma das formas de relacionamento mais bonitas e ela traz diversos benefícios para a mente e corpo. Confira.

Alta imunidade

As pesquisas comprovam: pessoas solitárias ou com um círculo menor de relações pessoais tendem a desenvolver algumas complicações como insônia e estresse. Esses problemas afetam a imunidade do corpo de forma negativa e podem acarretar outras disfunções. Portanto, quanto mais pessoas estiverem ao seu redor, menor o risco de desenvolver doenças.

Longevidade

A falta de interações sociais está associada a vícios que podem prejudicar a saúde, como consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo e ingestão de comidas pouco saudáveis. Esses hábitos afetam consideravelmente a expectativa de vida, podendo diminuí-la. Sendo assim, a presença de pessoas na sua vida pode te estimular a ter hábitos saudáveis.

Saúde do coração

Quando estamos com amigos, abraços e risadas são bastante comuns. Essas ações liberam diversas substâncias no organismo, como a endorfina, e melhoram o trabalho de diversos órgãos, como o coração.

Saúde da mente

Compartilhar experiências, inseguranças e histórias é uma das principais práticas em uma amizade. Essa troca alivia a angústia e a ansiedade e pode reduzir transtornos de origem psicológica, como a depressão e problemas de autoestima.

Muita disposição

Se você diminui as chances de ter depressão ou ansiedade, sua disposição para fazer atividades físicas ou lúdicas aumentam. É que problemas psicológicos levam ao sedentarismo e estar com a mente em paz pode te ajudar a ter mais ânimo para fazer exercícios. Ter amigos te ajuda até a melhorar sua condição física!

 

Mais Posts