Perder peso x Emagrecer: entenda a diferença

por Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

É normal, sempre que começamos uma dieta a balança passa a ser nossa fiel companheira. Em busca de resultados esperamos ansiosamente pela diminuição do número ali exposto. O peso é conferido em jejum, depois de comer, antes de dormir, e pronto, a neura está instalada. “Eu não consigo, até água me engorda!!” Será mesmo?

Perder peso não é a mesma coisa que emagrecer.

E você pode sim, estar mais magro, sem necessariamente ter perdido peso. Mas como, nutri?

Emagrecer, significa perder gordura corporal e ganhar massa muscular, mas isso a balança não irá registrar. Isso irá acontecer porque os músculos são mais densos e compactos do que a gordura. Por exemplo, um quilo de gordura ocupa mais espaço em nosso corpo do que um quilo de músculos irá ocupar.

Já quando perdemos peso, a única certeza que temos é que o número na balança diminuiu, não importando o que foi perdido

No emagrecimento verdadeiro perdemos medidas, diminuímos o percentual de gordura e aumentamos o percentual de massa magra, e isso tudo pode acontecer até mesmo com a balança demonstrando ganho de peso. O aumento da massa magra ainda irá aumentar as chances de perder gordura, pois os músculos consomem calorias o tempo todo. Quanto maior seu percentual de massa muscular maior a facilidade de perder gordura.

Então, a dica é:

Não se pese, esqueça a balança, seja a da farmácia, a da academia ou até mesmo a de casa. Procure um profissional e faça avaliações físicas completas e periódicas, só assim você irá descobrir se está realmente emagrecendo ou apenas mudando de número na balança!

Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

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