Peito de peru é saudável? Não! Peito de peru é o vilão da sua dieta

por Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

Pão integral, peito de peru, queijo branco e salada.

Essa é geralmente a composição de um sanduíche natural perfeito, certo? Errado!

A verdade é que você acabou de transformar uma refeição que poderia ser nutricionalmente completa e saudável em uma preparação rica em sódio e aditivos químicos. 😵

Desde 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou carnes processadas e embutidos no mesmo patamar de tabaco, bebidas alcoólicas e radiação em relação ao risco de câncer que oferecem.

Mesmo sendo uma boa fonte de proteína, alimentos como presunto, mortadela e salame são carregados de produtos químicos prejudiciais ao organismo. Glutamato monossódico, aromas artificiais, espessantes, corantes e conservantes são apenas alguns dos nomes que constam na lista de ingredientes dos embutidos. E o peito de peru, queridinho por muitos em cardápios de emagrecimento não está isento deles.

Essa categoria de alimentos leva em sua composição um aditivo químico chamado nitrato que no estômago pode se converter em nitritos. Que por sua vez se transformam em nitrosaminas, que são substâncias que podem causar o câncer. Além disso, o excesso de sal nesses alimentos pode levar a hipertensão arterial, favorecendo o risco de AVC (acidente vascular cerebral). Para dietas onde o objetivo é a perda de peso, esse excesso de sal irá promover retenção hídrica, inchaço e perda da definição muscular.

Mas posso comer uma vez ou outra? ¯ \ _ (ツ) _ / ¯

PODE! Desde que sua dieta tenha uma gama de alimentos e substâncias com ação antioxidante.

Porém, crianças que tem o sistema imunológico mais baixo e tem uma maior tendência a contraírem doenças e alergias, esse grupo de alimentos deve ser evitado 100%‼ Hipertensos e diabéticos também devem evitar.

Sempre, SEMPRE prefiram alimentos naturais!!

Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

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