Páscoa: Coma seu chocolate sem culpa!

por Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

A época mais doce do ano está chegando, e para quem acha que chocolate só traz celulites e gorduras extras, a notícia boa é: você está enganado! O chocolate é ótimo para melhorar o humor, combate a depressão, a ansiedade e ainda é altamente energético.

Mas lembre-se, como tudo na vida, o consumo requer moderação. É preciso ficar atento a quantidade consumida e ao tipo de chocolate.

Mas você sabe a diferença entre os chocolates oferecidos pelo mercado? Não? Vamos descobrir:

Chocolate ao leite: É mais calórico que o amargo e o meio amargo. Composto por pasta de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado.

Chocolate branco: É o mais calórico entre todos os tipos de chocolate. Produzido a partir da manteiga do cacau, açúcar e gordura.

Chocolate amargo: É o que contém a maior quantidade de cacau (de 60 a 85%), tem menos açúcar e gorduras. Atua como antioxidantes e auxilia no sistema nervoso central e nos músculos cardíacos.

Chocolate meio amargo: Possui de 40 a 55% de cacau e pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.

Chocolate sem açúcar/diet ou light: Contém massa e manteiga de cacau, leite em pó e soro do leite. Não contém açúcar, mas isso não significa que seja mais saudável, pois contém acréscimo de gordura, e pode ser até mais calórico do que o ao leite.

  • Deve ser consumido apenas por diabéticos.

Agora que você já sabe a diferença entre eles, que tal algumas dicas para não enfiar o CORPO TODO na jaca nesse feriado?

1 – Prefira qualidade a quantidade. Um único bombom “BOM”, é melhor que uma caixa de bombons comuns.

2 – Coma apenas no feriado! É muito difícil dividir chocolate, mas aproveite que o momento também é de partilha e divida com um amigo ou com seu amor, assim, não sobra para comer depois.

3 – Coma como sobremesa. Após ter se alimentado, você estará saciado e comerá menos. Além disso, comer chocolate com o estômago vazio pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e, quando essas taxas caem, a fome vem ainda maior.

4 – Prefira o amargo ou meio amargo. Chocolate de verdade, né?

5 – Aproveite sem neura!! Enquanto estiver deliciando seu chocolate curta o momento e seja bem feliz. Não precisa sentir culpa, depois é outro dia e tudo recomeça.

Bombom Brownie da San Delícias

Bom feriado e uma ótima páscoa, meus queridos!! Lembrem-se do que realmente importa, páscoa é renascimento. Renasça em atitudes e gestos. Celebre o amor e a família.

Grande beijo da nutri!

Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

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