Manteiga x Margarina, qual é a melhor?

E eu posso comer manteiga?

Essa é uma daquelas questões que frequentemente ouvimos no consultório e até mesmo no dia-a-dia. A manteiga é uma gordura de origem animal, composta em sua maior parte por ácidos graxos saturados. E por muito tempo, essa afirmação foi motivo de terror entre profissionais da saúde e a população em geral. Desta forma a margarina entra no mercado propondo saúde, já que sua origem é vegetal, sua composição é de ácidos graxos insaturados e não contém colesterol. E tudo isso é verdade.

Então qual é o problema?

A gordura insaturada é líquida em temperatura ambiente, para ficar com aquela consistência os óleos utilizados em sua produção passam por um processo de hidrogenação, onde a gordura insaturada será convertida em trans-saturada, a famosa GORDURA TRANS. E essa consegue ser ainda pior que a gordura saturada, que em excesso pode aumentar o LDL colesterol (colesterol ruim). A gordura trans é responsável não só pelo aumento do LDL, mas também pela diminuição do HDL (colesterol bom), aumentando assim o risco de entupimento dos vasos e consequentemente, AVC e infarto. Algumas marcas alegam a retirada dessa gordura trans, mas isso ainda é muito questionável.

E sobre o fato da margarina não conter colesterol?

O que muita gente ainda não sabe é que o colesterol é um produto do fígado, ou seja, só pode ter colesterol quem tem fígado, nesse caso, produtos de origem animal. E agora que você já sabe disso, não encha os olhos com rótulos de alguns produtos como óleos vegetais e margarinas, que fazem questão de expor a afirmação de: 0% de colesterol. Cerca de 70% do nosso colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo, apenas 30% vêm da dieta, então, não precisa se desesperar e eliminar a gordura.

Outro fato importante de se relatar é o potencial de oxidação entre as duas. A margarina oxida mais fácil que a manteiga, tendo assim, uma maior facilidade de obstrução dos vasos sanguíneos.

Portanto, você sendo uma pessoa saudável, com os níveis de colesterol controlados, não tem problema algum consumir um pouco de manteiga, sem exageros, claro. Já a margarina, melhor não, não indico para ninguém!!

Lembre-se, quanto mais natural melhor.

Não precisamos ter medo das gorduras, elas são essenciais para o nosso organismo e precisamos sim consumi-las. Mas devemos priorizar as gorduras boas e naturais, como: Abacate, azeite, castanhas, amendoins, azeitonas e sementes.

Como eu digo sempre, o segredo é o equilíbrio.

Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

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