Individualidade biológica: por que a dieta do amiguinho não foi feita para você?

por Marina Castro – Nutricionista

Qual a melhor dieta?

Basta procurar no google: “dietas rápidas” e uma lista infinita de opções para perder 3, 5, 7 e até 10kg em poucos dias irão surgir bem na sua frente. Dieta da proteína, da sopa, sem glúten e sem lactose. Dieta dos pontos, do tipo sanguíneo, dukan, das frutas, da linhaça, detox e por aí vai… Não há problema algum em buscar alternativas para melhorar sua qualidade de vida, saúde e até mesmo, melhorar a sua relação com o seu corpo.

O que não pode, ou pelo menos não deveria acontecer, é usar métodos duvidosos, como remédios, dietas malucas ou de outras pessoas, principalmente, sem orientação de um profissional!

Geneticamente falando, NÃO SOMOS TODOS IGUAIS! E isso faz toda diferença quando falamos de nutrição e atividade física. Cada um de nós possui uma estrutura física e psicológica diferente. Além de hábitos, preferências, aversões e até mesmo rotinas distintas. E é isso que nos faz únicos! A individualidade biológica vem nos dizer que cada organismo reage de forma DIFERENTE ao MESMO estímulo, gerando suas próprias adaptações. Traduzindo, dois irmãos gêmeos podem comer exatamente a mesma coisa, praticar os mesmos exercícios e ainda assim obterem resultados diferentes.

Acredite em mim, nutrição não é receita de bolo! É estratégia, e o que deu certo com seu amigo, pode sim não funcionar com você, aliás, é muito provável que isso aconteça. Na verdade, até mesmo o que deu certo com você a três meses atrás pode ser que não funcione mais hoje. É complexo!

E agora, você consegue responder? Qual a melhor dieta?

Simples, a melhor dieta é aquela que foi feita para você!! É aquela que foi elaborada especificamente para as suas necessidades, considerando sua rotina, atividades diárias, costumes, níveis de atividade, regionalidade, preferências, situação financeira, além de considerar suas especificidades genéticas e metabólicas. Uma dieta pobre em carboidratos pode ser ótima para você, e para outras pessoas pode ser uma verdadeira catástrofe. Copiar a dieta prescrita para outras pessoas, tomar medicamentos ou suplementos sem orientação, poderá te atrapalhar e muito, e provavelmente te colocará ainda mais longe do seu objetivo. Saúde não é gasto.

É investimento!

Pense nisso.

Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

Mais Posts