Festas de Fim de Ano: o que comer? Dicas para não exagerar

por Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

As festas de fim de ano estão chegando, e junto com elas, todas aquelas comidas maravilhosas que a gente espera o ano todo para se deliciar.

Não tem dieta que sobreviva, certo? Errado!

Fazendo escolhas certas e mantendo o equilíbrio é possível sim ficar em paz com a consciência e com a balança. Afinal, são só duas refeições, você não vai para uma guerra!

1 – O dia é longo e a refeição é muito tarde. Não passe o dia sem comer só esperando a ceia de natal ou réveillon. Passar o dia de jejum não vai te ajudar a emagrecer, mas sim, te deixar com mais fome e fazer você devorar até o imã da geladeira.

2 – Se possível, comece a noite pelas saladas cruas. Elas te darão uma maior saciedade evitando assim, exagerar nos outros alimentos.

3 – Não se prive de comer seus pratos favoritos de final de ano. O segredo é manter o equilíbrio. Coma um pouco de cada, sem exagerar, sem repetir e sem CULPA!!!

4 – Muitos pratos dessa época são verdadeiras overdoses de carboidratos, esses, quando não usados imediatamente como energia, são transformados em gordura. Sirva-se em menores quantidades de arroz, farofa e massas.

5 – Se você ficou responsável por alguma preparação, evite beliscar durante o preparo. E aproveite para preparar uma opção mais leve. Utilize ingredientes light, queijos magros, leite ou iogurte desnatados.

6 – Mantenha distância de alimentos que não precisam de talheres para serem consumidos! Dessa forma, você evita escolhas gordurosas e muito calóricas como salgadinhos, biscoitos, pães de queijo e pizzas.

7 – Prefira sucos naturais, fuja dos industrializados e dos refrigerantes. Eles são ricos em açúcar, sódio e conservantes e só vão te atrapalhar.

8 – Maneire nas bebidas alcoólicas e nos drinks. Um grama de álcool é mais calórico que o carboidrato e a proteína juntos. Além disso, não proporciona nutrientes ou saciedade. E ainda irá te desidratar.

  • 9 – Beba bastante água. Desidratação pode ser confundida facilmente com fome.

10 – Na hora da sobremesa, escolha a sua preferida e coma apenas um pedaço. Não se culpe, aprecie com prazer e se puder invista nas frutas.

11 – A vida segue e a dieta também! No dia seguinte tudo volta ao normal.

Como meta para 2018, faça escolhas mais saudáveis durante todo o ano e fuja de dietas milagrosas. Com toda certeza, seu saldo final será positivo. Mais saúde, mais disposição e mais qualidade de vida.

Boas festas!

Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

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