Festa Junina: 6 alimentos para comer sem medo da balança

por Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

Festa junina é sempre sinônimo de muitas gordices, certo? Em partes. Por outro lado, é possível sim aproveitar essa época maravilhosa do ano sem brigar com a balança. Não existem alimentos que devem ser evitados na sua totalidade. O que existe são alimentos que devem ser consumidos de forma mais moderada. E para nossa alegria, também existem aqueles que podemos comer sem a menor culpa, porém, também sem exageros!

1 – Milho cozido/assado: O milho é uma ótima fonte de energia e vitaminas A, C, folato, tiamina, potássio e ferro. Além de ser rico em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Atenção para não exagerar na quantidade de sal usada para o cozimento!

2 – Churrasquinho: Prefira os cortes mais magros de carnes, como maminha e alcatra. Evite linguiças, além de gordura, são ricas em sódio e conservantes que aumentam a retenção hídrica.

3 – Pipoca: A pipoca é rica em fibras, polifenóis, antioxidantes, vitaminas do complexo B, manganês e magnésio e seu consumo pode trazer inúmeros benefícios à saúde. O cuidado deve ser na hora do preparo, não exagere na quantidade de gordura e sal. A pipoca nessas festas já é preparada no óleo, não acrescente uma porção extra de manteiga.

5 – Pamonha: O milho é rico em fibras. Por isso, alimentos feitos com ele podem ser consumidos. Mas não exagere: além do milho, a pamonha leva açúcar, leite integral e creme de leite.

6 – Castanhas: Fonte de energia, proteínas, lipídeos, compostos bioativos, fibras insolúveis, vitaminas e minerais. As gorduras poli-insaturadas dessa oleaginosa reduzem os níveis de LDL (colesterol ruim) e elevam as taxas de HDL (colesterol bom).

Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

Mais Posts