EQUILÍBRIO ALIMENTAR: Própolis e seus benefícios

por Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

O própolis é a mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas pelas abelhas por meio de suas enzimas salivares. Na colmeia, a função do própolis é vedar a entrada e frestas, impedindo a entrada do frio e também de possíveis predadores. Além de ser usado para desinfetar e recobrir o alvéolo onde a rainha irá depositar seus ovos. Seus benefícios pra o homem já é conhecido desde o Egito antigo, onde o própolis era utilizado como antisséptico, no tratamento de feridas e para mumificação dos corpos. Atualmente, não param de sair estudos apontando a eficácia e os benefícios do própolis para a saúde, então, nada mais justo do que eu trazer os principais benefícios para vocês:

1 – Efeito antibacteriano: Apesar de não apresentar efeitos contra todos os tipos de bactérias, o extrato de própolis pode ser usado para evitar infecções e aliviar sintomas de tosse, dor de garganta, gastrite, intoxicação alimentar, problemas na gengiva e aftas, assim como prevenir o mau hálito e a formação de placas bacterianas.

2 – Efeito antioxidante: Os compostos presentes nos flavonoides, agem na prevenção e combate a inflamações e infecções. Pois anulam radicais livres, moléculas que, em excesso, fragilizam o organismo e com isso aumentam a possibilidade de diversas doenças se desenvolverem, como cardiovasculares, reumáticas, neurológicas, diabetes e envelhecimento precoce.

3 – Efeito cicatrizante: O própolis é eficaz no tratamento de feridas e queimaduras. Graças ao efeito anti–inflamatório, seu uso acelera profundamente a cicatrização da pele. 4 – Efeito imunomodulador: Em estudos feitos com camundongos, o ácido cafeico presente no própolis aumentou a produção de CD4 e CD8 (células de defesa do corpo) e anticorpos específicos.

Além desses efeitos, estudos recentes apontam benefícios do uso do própolis na prevenção do Alzheimer, da hipertensão e do diabetes tipo II. Na inibição do câncer de próstata, na melhora cardíaca e no aumento do HDL. No combate da bactéria H-pilory, ajuda na prevenção da cárie e parte fúngica, auxilio na esclerose lateral amiotrófica e ação protetora hepática. E ainda apresenta efeito laxante e como inibidor da absorção de gordura. E pra melhorar, o própolis é um produto natural!! Procure um profissional e veja a possiblidade da inclusão do uso no seu dia-a-dia.

Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

Mais Posts