Consumo de podcasts sobe 67% no Brasil em apenas um ano, revela pesquisa

por Canaltech,

O consumo do formato que, apesar de ter força hoje, estreou no país há 15 anos com um programa chamado “Digital Minds” — e subiu 67% este ano no Brasil de modo geral, de acordo com uma pesquisa encomendada pela plataforma de streaming Deezer. O estudo realizado em julho analisou respostas do Brasil, França e Alemanha, entre ouvintes de podcast em geral.

A média de crescimento de uso do Brasil ficou 17% acima da soma entre os três países, que foi de 50%. Por aqui, a maioria dos entrevistados, correspondente a 47%, tinha entre 24 e 35 anos. Outros 25% tinham entre 35 e 45 anos, enquanto 17% possuíam mais de 45 e 11% correspondiam a jovens entre 16 e 24 anos.

A pesquisa também revelou que entre os usuários brasileiros, 25% escutam mais de 1 hora de podcast por dia. Além disso, o tempo de audição também seguiu na crescente: em 2018, o aumento foi de 130% e, em 2019, até o momento, aumentou mais 40%.

A análise dos usuários da plataforma também indica que, de forma majoritária, eles gostam de rir ao ouvir podcasts. Os temas mais procurados são, respectivamente: Comédia, Negócios, Educação, Cursos de Língua, Cultura e Sociedade, Estilo de Vida e Lazer, Informação e Política, Cultura Pop, Música e Espiritualidade e Religião.

NOVIDADE DA UERN

O UERNCAST, podcast produzido pela Agência de Comunicação da UERN, lançou mais uma edição que debate como utilizar as redes sociais de forma mais consciente, otimizando o tempo gasto e o conteúdo com o qual interagimos.

Por que as redes sociais são hoje tão atrativas, como podemos nos comunicar melhor através delas e de que maneira podemos evitar as armadilhas postas no mundo virtual estão entre os temas discutidos.

O episódio tem como convidada a professora e pesquisadora em cibercultura e mídias sociais Izaíra Thalita, egressa do Curso de Comunicação Social da UERN.

A edição está disponível no Spotify, no Castbox e também na página do UERNCAST.

Mais Posts