Churrasco na dieta: Pode nutri?

Por Marina Castro - Nutricionista – CRN 21432/P

Feriadão está chegando e junto com ele os churrascos entre família e amigos. Quem não gosta, né? Seja pelo ambiente ou até mesmo pela comida, o churrasco é um momento de alegria e socialização. Mas a dieta por muitas vezes pode te fazer ficar em casa e perder toda a diversão.

Pare já com isso!

A boa notícia é que é sim possível conciliar o churrasco com a sua dieta, basta aprender a fazer trocas inteligentes, reduzir o consumo de certos ingredientes e optar por outros mais saudáveis. E claro, não exagerar!

Segue algumas dicas para aproveitar o churrasco sem culpa e sem detonar a sua dieta:

1º – Não vá para o churrasco com fome ou em jejum. Ir de barriga vazia vai te fazer devorar tudo o que vê pela frente. Afinal, a variedade é grande. Faça um lanchinho antes de sair de casa, um iogurte com aveia e chia ou até mesmo uma porção de fruta, são boas opções;

2º – Não deu tempo comer nada em casa? Ok! Comece então pelas saladas. Nem que seja um vinagrete. Porém, as de maionese devem ser evitadas. Se possível, leve os ingredientes de casa, prepare a sua e consuma enquanto a carne assa;

3º – Evite ao máximo ingerir bebida alcoólica. Lembre-se que você está em um processo de reeducação alimentar. Abicar de algumas coisas faz parte e é essencial para o sucesso;

4º – Prefira carnes magras: frango, fraldinha, miolo da alcatra, maminha, lombinho de porco são boas opções;

5º – Retire a pele do frango e a gordura visível da carne. Gordura saturada em EXCESSO vai direto para suas artérias;

6º – Corra de linguiças e embutidos, eles são cheios de conservantes e muitas gorduras. Evite também o pão de alho;

7º – Evite exagerar na quantidade de arroz e farofa. Escolha apenas um dos dois como acompanhamento e maneire;

8º – O excesso de sal vai te fazer reter líquido e acordar inchado no dia seguinte. Maneire o uso e tome bastante água no dia;

9º – Não exagere na quantidade de carne. Uma porção do tamanho da palma da sua mão com dedos fechados é o ideal;

10º – Aposte em frutas assadas como sobremesa. O abacaxi é uma ótima opção que ainda irá te ajudar na digestão das gorduras.

Para quem está de dieta, o ideal é que eventos como um churrasco não ocorra toda semana.

Uma vez por mês já está de bom tamanho, mas seguindo dicas como as descritas aqui, é bem possível consumir mais vezes. Você é responsável pelas suas escolhas e elas refletem diretamente na sua saúde. Não é preciso privar-se da companhia de pessoas queridas por causa de dieta alguma, basta equilibrar.

Marina Castro – Nutricionista – CRN 21432/P

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