A importância dos rituais para a Ordem Infantil

por Infância Positiva - @infanciapositiva

A rotina é um dos aspectos que estrutura a ordem interior das crianças. Os rituais são o aspecto sutil dessa estrutura. Por isso são tão importantes. É através dos rituais que a criança internaliza a rotina. E é através da rotina que a criança internaliza um aspecto primordial da ordem. E é através da ordem, especialmente no período sensível da ordem (aproximadamente dos 2 aos 4 anos), que a criança se acalma, se regula e se normaliza.

Os rituais são pequenos gestos, cheios de significado, que marcam um momento específico do dia e da rotina: a leitura antes de dormir, a oração antes da refeição, o beijo na hora da despedida, a forma criteriosa e sutil de dispor a mesa, de se vestir, de realizar tarefas, a música, a dança, os gestos de afago no decorrer do dia. Tudo isso pode ser gestos ritualísticos que, quando repetidos e ordenados diariamente trazem previsibilidade e paz à alma infantil.

Precisamos pensar e planejar a rotina dos nossos filhos e alunos levando em consideração as sutilezas e a delicadezas dos rituais. Tornando-os gestos belos, constantes, ordenados e simples. Um presente à alma da criança que podemos usar em benefício de todos.

“Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração… É preciso ritos.” (O Pequeno Príncipe)

Mais Posts